Make your own free website on Tripod.com
conversas da sociedade civil
"pensar a cidade"

HOME

agenda das conversas
"pensar a cidade"
"identidade e religião"
"o mundo da bola"
"sentir a cidade"
"paixão cinema"
"direito e sociedade"
"a guerra dos mundos"
links favoritos
Contactos

porto01.jpg

Sessão   "PORTUGAL, METROPOLITANO E ATLÂNTICO - METAMORFOSE OU WORK IN PROGRESS ?
 
29 de Maio 2004

O território é o cenário onde decorrem as nossas vidas. À semelhança de outras realidades europeias, o território urbanizado português, tem vindo a sofrer aceleradas transformações nos últimos 20 anos, quer de forma, quer de conteúdo. Da perda de performance dos centros históricos, às novas centralidades metropolitanas, da dispersão populacional ao inferno dos tráfegos pendulares, do falhanço das "unidades de vizinhança" ao florescimento dos condomínios fechados, o que está a mudar nas grandes aglomerações e conurbações metropolitanas portuguesas? Que forças moldam o território? Que futuro para as franjas litorais urbanas e suburbanas do país? O que significa a "urbanização dispersa" e quais as suas consequências? Como podem os cidadãos contribuir para a reforma e o melhoramento da gestão política e cultural do (seu) território?


Para abordar este tema, contamos com os convidados Álvaro Domingues (geógrafo), Manuel Correia Fernandes (arqtº.) e José António Lameiras (engenheiro), e com a moderação de Pedro Barreto (assim como com todos os que quiserem aparecer pelo "TLP.TEMPO DE LEITURA" à rua Ferreira Borges, nº 84/86.

SESSÃO "URBANISMO E QUALIDADE DE VIDA"
25 de Maio 2002

 
Qual o estado de saúde da nossa cidade ? Até que ponto pensamos, no nosso quotidiano, na qualidade do espaço urbano e como nos preocupamos como ele ? Estas são algumas das questões que serviram de mote para a sessão inaugural dos encontros da Sociedade Civil que contou com as excelentes participações de Benardino Guimarães e André Tavares Pereira, num debate moderado por Pedro Barreto.